Avaliação Neuropsicologia

Avaliação Neuropsicológica para compreender a complexidade do funcionamento cerebral. Nossa equipe especializada oferece avaliações precisas e abrangentes, fornecendo insights valiosos sobre suas habilidades cognitivas e emocionais, permitindo um planejamento terapêutico individualizado e eficaz.

Avaliação Neuropsicologia

A avaliação neuropsicológica é um método de avaliação que tem por objetivo aferir o funcionamento das propriedades cognitivas, comportamentais e emocionais do indivíduo. Ou seja, examinar como estão as respostas neuronais em relação as funções intelectivas, como memoria, atenção, linguagem, habilidades visuoespaciais, entre outras. Utiliza-se para tanto, testes, entrevistas e processos específicos que são aplicados e corrigidos por um neuropsicólogo.

A avaliação neuropsicológica é importante e pode ser realizada em pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos. Existe um método especifico para cada faixa etária, sendo a avaliação adaptada para cada caso. Em crianças e adolescentes, por exemplo, é de suma importância os aspectos de desenvolvimento cognitivo e emocional de cada fase, enquanto em adultos e idosos, são enfatizadas as nuances das mudanças cognitivas e emocionais decorrentes do amadurecimento.


Os testes aplicados, tanto em jovens e crianças, como em idosos e adultos, visam aferir a qualidade dos processos mentais como atenção, memória, habilidades motoras e linguagem, velocidade de processamento, além de avaliar também o comportamento, a personalidade e as emoções.


O objetivo é observar a presença de possíveis alterações ou disfunções cognitivas que podem estar prejudicando ou interferindo nas atividades cotidianas ou nos relacionamentos e na qualidade de vida do indivíduo, bem como, propor um prognostico e um tratamento mais adequado a cada demanda para minimizar ou reverter os sintomas.

Assim, pode-se identificar condições como, como depressão e ansiedade, transtornos do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos do aprendizado, como dislexia e discalculia, transtornos do sono, como a apneia do sono e a insônia.


A Neuroavaliação é capaz de auxiliar a identificar o tipo e o grau do comprometimento cognitivo e/ ou emocional relativo a estes déficits. Por isso, procure sempre um profissional qualificado para assegurar a precisão e a confiabilidade dos resultados.

Está com Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo para tirar suas dúvidas sobre tratamentos ou agendar sua consulta!