Adolescente em Terapia

A Psicologia define a adolescencia como a fase do desenvovimento humano que ocorre entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por mudanças fisicas, emocionais, cognitivas e sociais significativas, influenciadas por fatores biológicos e ambientais.

           Os adolescentes enfrentam diversas dificuldades na sociedade contemporânea, incluindo pressões acadêmicas, questões de identidade, preocupações com imagem corporal, uso excessivo de tecnologia, cyberbulling, desafios familiares e sociais, além da pressão para se encaixar em padrões sociais. Esses desafios variam individualmente, mas refletem as complexidades do ambiente em constante mudanças em que vivem.

           As queixas mais comuns dos adolescentes, nos consultórios de psicologia estão relacionadas à ansiedade, estresse escolar, conflitos familiares, dificuldades de relacionamento com colegas, problemas de auto estima, questões de identidade, pressões sociais, além de desafios no processo de tomada de decisões.

           Cada adolescente é único, e as queixas podem variar. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem Psicoterapeutica baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados e influenciam uns aos outros.  A TCC trabalha para identificar e modificar padrões de pensamentos negativos ou distorcidos e comportamentos disfuncionais, visando promover mudanças positivas na forma como a pessoa pensa e se comporta.

           Para Adolescentes, a TCC pode ser especialmente util, pois aborda questões específicas que eles enfrentam, como ansiedade, depressão, estresse. Problemas de relacionamentos e autoestima. Ao ensinar habilidades de enfrentamento, para lidar com os desafios da vida, promover o autoconhecimento e promover mudanças positivas em seu bem estar emocional e comportamental.

           A TCC é reconhecida por ser orientada para resultados, focada no presente, no aqui e agora. O reconhecimento da TCC como uma obordagem eficaz, beneficia os pacientes, pois aumenta a confiaça no tratamento, motivação para participar ativamente das sessões e esperanças de recuperação. Além disso a TCC ensina habilidades práticas para lidar  com sintomas e desafios, capacitando os pacientes a enfrentar melhor as dificuldades mesmo após o término da terapia.

Está com Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo para tirar suas dúvidas sobre tratamentos ou agendar sua consulta!