O habito de imaginar o que as pessoas estão falando ou pensando de você pode estar associado a um padrão cognitivo chamado “Leitura Mental”. É um fenômeno cognitivo no qual uma pessoa erroneamente acredita que pode ler ou compreender os pensamentos e intenções de outra pessoa, sem ter evidências concretas para isso.
Isso acontece por que existe uma tendência natural de inferir ou especular sobre o que possivelmente os outros estão pensando ou sentindo. Contudo essa especulação não é realizada de forma fiel a realidade e é realizada sem termos evidências concretas para isso. Assim, essa dedução leva em consideração, principalmente, o que estamos pensando e sentindo naquele momento.
Quando como colocamos uma roupa que não estamos habituados a usar e pensamos que aquela roupa, apesar de bonita, chama muita atenção, e assim automaticamente surge um pensamento dizendo algo negativo e nós atribuímos esse pensamento às outras pessoas, como se ele pertencesse a elas.
Mesmo que possamos fazer suposições razoáveis com base em pistas contextuais, é importante lembrar que essas suposições podem estar incorretas. Atribuir pensamentos ou intenções às pessoas sem evidências adequadas pode levar a mal-entendidos, conflitos e preconceitos.
Para evitar a leitura mental é muito importante lembrar que não temos acesso aos pensamentos e aos sentimentos das outras pessoas, tão pouco conseguimos calcular todas as variáveis para poder deduzir um pensamento. Então, grande parte dos pensamentos que achamos que os outros tem sobre nós, na verdade pertence a nós mesmos.